Twitter
Facebook
Contactos


Topo

Próxima participação

Não existem eventos futuros.

Apoios

Caixa Agricola - Norte Alentejano BlueGym Fitness

2012

O 2º ano a sério no BTT que só finalizou em 2013.

À semelhança de 2011, o ano de 2012 foi francamente positivo, saldo de 27 provas no ano civil de 2012, onde acrescento duas de 2013 por pertencerem ao Troféu "J Casado" - Ases do Pedal. É ainda o vicio das épocas desportivas do futebol. EHEH

O ano começou da melhor forma. Com um tempo fenomenal durante o inverno que me proporcionou uma excelente forma no inicio do ano.

Comecei a época em Pontével, a primeira maratona do ano, numa época que estava traçada para efetuar a transição para as provas maiores.

Em Pontével dei a minha pedalada de saída, foram 60km e a primeira vitória do ano, numa zona com grande tradição no ciclismo.

A segunda prova do ano, foi de XCO, no encerramento do Campeonato BTT Portalegre, que ainda contou para a época de 2011. Foi a minha primeira vitória à geral num troféu, neste caso no escalão de Elites. O meu pai venceu no escalão de Vet. C, trazendo também para casa o jersey de vencedor.

Os km nas pernas foram-se acumulando mas só em Fevereiro voltaram as provas e que prova. Foi em Unhais da Serra, em plena Serra da Estrela que me coloquei mais uma vez à prova. Uma resistência de 3H, com uma dureza fora do normal. Com muito acumulado por volta e descidas técnicas dignas de XCO. Foram muitos atletas que puseram à prova em Unhais da Serra, com umas condições excelentes proporcionadas pelo H2otel. Venci e recebi pela primeira e única vez um prémio monetário. A repetir.

Com o avançar do tempo vieram mais uma vez os troféus com várias provas a contarem para uma classificação geral final.

Aceitei o desafio e participei na Taça XCM de Santarém em Meia-Maratona no escalão de Elites. Contaram 4 provas, onde venci as duas primeiras (no Cartaxo e Alpiarça), fiz 2º lugar em Abrantes e desisti ao furar por duas vezes na maratona da Ota. Sendo assim sagrei-me vencedor da Taça XCM de Santarém em Meia-Maratona no escalão de Elites no meu segundo ano no BTT.

Sensivelmente na mesma altura teve inicio o Circuito BTT Marvão, o qual venci à Geral e em Elites, foram 4 provas, onde participei em 3. O meu pai também venceu nos Vet. C, levando de vencida as 3 provas em que participou.

Até à maratona de Portalegre, o meu grande objetivo para 2012, neste caso a meia-maratona de 60km, participei em diversas provas, como o Sardoal que conta com uma excelente organização, fiz 1º lugar ex-aequo, tal nunca me tinha acontecido. Participei em Estremoz, na que é já uma das melhores provas a nível nacional, quer pela organização, trilhos e número de participantes. Fiz 3º lugar na meia-maratona, e onde tive a queda mais feia de 2012, não desisti por estar longe da meta, mas cheguei ao fim. Até Portalegre ainda participei em Cabeço de Vide e venci a minha primeira maratona por assim dizer. Num percurso bastante rolante até 15km para o fim, com subidas bem duras dentro da vila para fazer a diferença. Mais uma prova a repetir.

E Portalegre estava à porta, a maior maratona do país, milhares de participantes e tinha chegado o objetivo de 2012. Depois da queda em Estremoz o corpo ficou mal tratado, mas a vontade de melhorar o 2º lugar de 2011 era mais forte que as dores e para esta prova contava com uma aliada. Graças à S2R, tive a oportunidade de levar uma 29er, ideal para as maratonas como Portalegre. A bicicleta foi uma Scott Scale Expert 29er. Uma boa bicicleta apesar do peso não ser o ideal, mas a motivação de vencer em Portalegre era maior. Felizmente objetivo conseguido. Melhor que o meu objetivo foi o 6º lugar de um senhor com 57 anos entre mais de 1500 participantes na meia-maratona de 63km. Um desempenho fantástico do meu pai. Fiz contas e se fosse utilizado o handicap pela idade, tinha vencido a prova. É de louvar :D

Depois veio a maratona de Veiros, segunda participação e novamente um 2º lugar. Uma prova bem organizada com um staff muito simpático.

A passagem para as provas grandes estava feita, e foi tempo de rumar pelo segundo ano a Montemor-o-Novo, em 2011 venci a meia-maratona na estreia da Merida O.Nine 5000-D, mas em 2012 decantei-me pela maratona e uma vez mais de 29er, com a Scott Scale Expert. Mais um excelente resultado, novamente a vitória numa prova dura e com trilhos excelentes, mais uma para repetir.

Ainda em Junho, teve lugar em Elvas uma das clássicas aqui da zona, a maratona de Elvas, nesta participei na maratona, que contou com a presença do Vencedor da Taça de XCM de Espanha. Antes da prova a vitória estava praticamente entregue, com um inicio a ritmo alucinante, foram 32km percorridos na primeira hora. Talvez tenha sido a prova em que mais me esforcei, sobretudo para tentar acompanhar o Alejandro de La Peña o máximo que conseguisse, e fi-lo até aos 50km, nada mau, mas aquele ritmo era de mota. Eheh. Na descida final, altura em que seguia em 3º lugar, o pneu dianteiro descolou da roda. Fiz os últimos km a pé, ainda fui ao carro, troquei de bike (obrigado Preciado) e ainda acabei a prova na 7ª posição. Uma aventura.

Depois veio o Fundão, a prova em que senti mais dificuldades a nível fisico mas mesmo assim finalizei na 3ª posição e mais uma vez trouxe as belas das cerejas para casa.

Para finalizar a primeira fase do ano, fui novamente a Constância, onde fiz 2º da geral, atrás do que viria a ser Vice-Campeão de Maratonas de Vet. A Nuno Inácio, uma máquina, ainda o consegui acompanhar durante grande parte da prova e chegámos juntos à meta, graças ao seu grande desportivismo.

A segunda fase da época começou com a meia-maratona da Ota, onde pela primeira vez fui obrigado a desistir, dois furos ditaram este fim. A maratona da Ota foi a última a contar para o Regional de Santarém que acabei por vencer. Aqui está a prova do crime:

Ainda em Setembro, foi a vez da Maratona no Trilho do Lobo no Rossio ao Sul do Tejo. Uma prova com excelentes trilhos, mas este ano para mim foi para esquecer, enganos, quedas e zonas técnicas para me dificultarem a vida. Ninguém tem culpa da minha aselhice. Mesmo assim fiz um 2º lugar em Elites.

Em Setembro não pára, e rumei até Barcelos para participar na Maratona dos 5 Cumes que conta para a Taça XCM. Participei como não federado e quando segui em 2º na maratona, parti um raio e o pipo que me obrigou a desistir. O mês de Setembro foi para esquecer, pois no último fim de semana de Setembro participei na travessia guiada por GPS na Serra da Estrela, o Who's Back. Nada mais nada menos que 185km em dois dias com um total de 6000D . Uma prova dura com uma subida inicial desde Unhais da Serra de 16km e um vento do outro mundo. Infelizmente foi quando descobri que a minha transmissão estava a dar as últimas. As mudanças constantemente a saltar bem como a corrente. Ainda fiz 7º a solo no primeiro dia, mas decidi fazer o segundo dia com o meu pai e com o colega em duplas João Conde. Um dia bem passado e deu tempo para usufruir das fantásticas vistas que a Serra da Estrela proporciona. Um evento a repetir em ritmo de passeio. Recomendo.

O ano estava quase a finalizar e as provas até final já seriam poucas. Fui até Riachos e com uma maratona bastante rolante e com trilhos interessantes voltei às vitórias, bem suada pois a concorrência já estava a preparar a Maratona de Santarém. A última grande maratona do ano. Para Santarém fui à grande, uma prova sempre no red-line, um ritmo alucinante de inicio ao fim. Foram 80km e 3H10, pouco acumulado e a prova ideal para uma 29er, custou-me muito manter nos grupos pois esgotava rapidamente a transmissão. Finalizei num honroso 5º lugar à geral e 3º em Elites. O meu pai para não variar venceu em Veteranos C, e ficou em 76º da geral. Uma máquina este senhor.

Com o ano de "restos", para finalizar, veio o Troféu "J. Casado" - Ases do Pedal que contava com 5 provas de resistência de 2H. Acabei por vencer o Troféu em Elites, fruto de dois 1º Lugar, um 2º lugar e dois 4º lugares em Portalegre, Flor da Rosa, AlegreteReguengo e Portalegre respetivamente.


O meu pai venceu em Veteranos C, ganhando todas as provas.


Foi um ano longo, muitas provas, muitas deslocações, muitos km, muitos gastos mas sobretudo o prazer de fazer aquilo que gosto, que me dá prazer, de estar com pessoas que gozam do mesmo desporto cada um à sua maneira. O poder ter a companhia do meu pai em todas as provas, em todos os treinos é reconfortante.

O apoio da família e da namorada são o suporte que dá impulso a este sofrimento bom. Obrigado!!!

Aqui ficam os locais que visitei e que muito gosto me deram, um obrigado à simpatia de todas as organizações.

2012 já lá vai, agora que venha 2013 com mais sucesso. Espero!!!

Ver Provas 2012 num mapa maior


AGENDA
- Novembro de 2017 +
S T Q Q S S D
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
ÚLTIMAS ENTRADAS [BLOG]

1º Lugar Vet A 2H XCR Ases do Pedal NERPOR 01-11-2015
[Terça-feira, 03 de Novembro de 2015]

1º Lugar Vet A 2H XCR Centro Vicentino da Serra 18-10-2015
[Terça-feira, 03 de Novembro de 2015]

19º Lugar Maratona Festivalbike Santarém 17-10-2015
[Terça-feira, 03 de Novembro de 2015]

1°Lugar Duplas 24 Horas Ases do Pedal 05 e 06-09-2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

4º Lugar Vet. A (Promoção) XXI CIRCUITO BTT NORTE ALENTEJANO Chança 23-08-2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

NUVEM TAG'S

Cartaxo(1) Crédito Agricola(53) Elvas(4) Tavira(1) 17º Circuito de BTT(2) Chança(2) Portalegre(10) Ourém(1) Rio Tejo(2) BTTSor(1) Redondo(2) Fátima(1) Travessia(1) AnsiBikers(1) Divulgação(1) Barcelos(1) Penhas BTTeam(93) BTT Assumar(2) Resistência(21) Marvão(1) Whos Afraid(2) Vidigueira(1) Sertã(1) Hitachi(1) Papaxico(5) Ases do Pedal(6) Sportzone(3) Fortios(1) ADFR(1) Abrantes(1) XV Circuito Inatel(3) Gavião(1) Amigos(2) Montemor-o-Novo(2) Assumar(2) BTT Pinheiros(1) Oleiros(1) Urra(2) ADR Carreiras (1) VIII Trilhos de Pontével(1) GD Alegrete(1) Scott Scale 29er Expert(8) Tenrinhos da Bicla(1) Constância(3) Fundão(3) Manteigas(1) Lisboa(1) Meia-Maratona(26) XCO(7) Rota das Antas(2) 2 Horas(14) Monsanto(1) Flor da Rosa(1) 2012(28) Castelo de Vide(3) Aguiar(2) Treino(3) Reguengo(1) S. Salvador Aramenha(1) MX50(1) Pontével(1) Castelo Branco(2) 2011(29) Pinhal Total(1) Pereira - Constância(1) Cebolais de Cima(1) Algarve Bike Challenge(1) Scott Scale RC 2015(1) Ruas Floridas(1) Salão Frio(1) Alpiarça(1) Fonte dos Garfos(1) Trilhos de Baco(1) Espanha(4) Alentterra(1) Troféu J Casado(5) Estremoz(7) 24H(1) Rossio ao Sul do Tejo(4) Cabeço de Vide(3) Sardoal(2) EstremozBike(5) Ponte de Sôr(2) XCM(14) Fojo Zybex BTT(1) Caixa Agricola(53) Associação Juventude Carreirense(1) SuperBikes(20) BTT Clube Gavionense(1) João Pedro Conde(2) Nocturna(1) 2010(14) Alqueva(2) AC Santarém(3) BTT(74) SelindaBTT(1) Merida Big Nine X0 Edition(19) Nisa(1) Ota(1) No Trilho do Lobo(1) Maratona(43) Ansião(1) 2015(13) Valência de Alcantara(2) Monte Paleiros(1) Campeonato BTT Portalegre(5) Alter do Chão(2) Ganhões(2) Rios Tejo e Zêzere(2) Santarém(4) Alferrarede Velha(1) X60(1) WHO\'S BACK(2) Bancaleiro Motos Bikes(22) Branca - Coruche(1) Troféu Carreiras Ribeira de Nisa (5) DNF(7) Carreiras(1) GPS(2) Veiros(2) Unhais da Serra(3) Trilhos do Paúl(1) Campo Maior(1) Riachos(1) Avis(1) Video(2) 2013(25) Guarda(1) Centro Vicentino da Serra(2) 5 cumes(1) CPT Assentos(1) Alegrete(2) FestiBike(2) No Trilho do Lobo(1) 2014(18) Rescaldo(112) Norte Alentejano(3) Merida O.Nine 5000-D 27,5(11) BTT Marco Chagas(1) H2otel(2) Serra da Estrela(1) Upgrade(2) Circuito BTT Marvão(3) Olympia Nitro 1.5 29er Race 1 (20) BlueGym Fitness(51) Portel(1) Antenas | S. Mamede(1) Scott Scale 35(13) Associação Amigos de Monte Paleiros(2) Reguengos de Monsaraz(2) Raid XV Aniversário Ases do Pedal(1) 3 Horas(4) Cedillo(2) Terras do Montado(1) Merida O.Nine 5000-D(40) Stickers(2) Passeio(2) Quatro Cantos do Ciscne(1)

PRÓXIMOS EVENTOS
Não existem eventos futuros.
ÚLTIMAS PÁGINAS

Scott Scale RC 900 2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

Apoios 2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

2012
[Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2013]

2011
[Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012]

Imprensa
[Terça-feira, 12 de Março de 2013]

ÚLTIMAS ENTRADAS [BLOG] NUVEM TAG'S ÚLTIMAS PÁGINAS

1º Lugar Vet A 2H XCR Ases do Pedal NERPOR 01-11-2015
[Terça-feira, 03 de Novembro de 2015]

1º Lugar Vet A 2H XCR Centro Vicentino da Serra 18-10-2015
[Terça-feira, 03 de Novembro de 2015]

19º Lugar Maratona Festivalbike Santarém 17-10-2015
[Terça-feira, 03 de Novembro de 2015]

1°Lugar Duplas 24 Horas Ases do Pedal 05 e 06-09-2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

4º Lugar Vet. A (Promoção) XXI CIRCUITO BTT NORTE ALENTEJANO Chança 23-08-2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

Reguengo(1) Carreiras(1) Troféu Carreiras Ribeira de Nisa (5) Merida O.Nine 5000-D 27,5(11) Papaxico(5) Resistência(21) 2012(28) Branca - Coruche(1) Constância(3) Cebolais de Cima(1) GD Alegrete(1) Meia-Maratona(26) 17º Circuito de BTT(2) Cartaxo(1) 2014(18) Upgrade(2) VIII Trilhos de Pontével(1) XV Circuito Inatel(3) AnsiBikers(1) Sardoal(2) Scott Scale RC 2015(1) Castelo de Vide(3) X60(1) Monte Paleiros(1) Norte Alentejano(3) Fonte dos Garfos(1) BTTSor(1) Assumar(2) Scott Scale 35(13) Rios Tejo e Zêzere(2) Avis(1) DNF(7) EstremozBike(5) Alqueva(2) Monsanto(1) BlueGym Fitness(51) XCM(14) Manteigas(1) Hitachi(1) BTT(74) Reguengos de Monsaraz(2) SuperBikes(20) No Trilho do Lobo(1) Santarém(4) Rota das Antas(2) Vidigueira(1) Ponte de Sôr(2) Cedillo(2) Merida O.Nine 5000-D(40) H2otel(2) No Trilho do Lobo(1) Pontével(1) Serra da Estrela(1) Ruas Floridas(1) Pinhal Total(1) 24H(1) 3 Horas(4) Campo Maior(1) Alentterra(1) Sertã(1) Elvas(4) Fátima(1) Treino(3) AC Santarém(3) Barcelos(1) Antenas | S. Mamede(1) Centro Vicentino da Serra(2) João Pedro Conde(2) Terras do Montado(1) ADR Carreiras (1) Circuito BTT Marvão(3) Tenrinhos da Bicla(1) Pereira - Constância(1) Divulgação(1) ADFR(1) GPS(2) Rescaldo(112) Video(2) FestiBike(2) Flor da Rosa(1) Travessia(1) 2011(29) Algarve Bike Challenge(1) Marvão(1) BTT Marco Chagas(1) Alferrarede Velha(1) Portalegre(10) CPT Assentos(1) Amigos(2) Fortios(1) Valência de Alcantara(2) Sportzone(3) Ansião(1) Caixa Agricola(53) Crédito Agricola(53) Urra(2) BTT Assumar(2) Bancaleiro Motos Bikes(22) XCO(7) Nocturna(1) Associação Juventude Carreirense(1) SelindaBTT(1) Lisboa(1) Rio Tejo(2) Scott Scale 29er Expert(8) Stickers(2) Fundão(3) Nisa(1) Tavira(1) Cabeço de Vide(3) Quatro Cantos do Ciscne(1) Troféu J Casado(5) Estremoz(7) 2010(14) Olympia Nitro 1.5 29er Race 1 (20) Ota(1) MX50(1) Associação Amigos de Monte Paleiros(2) Campeonato BTT Portalegre(5) 2013(25) S. Salvador Aramenha(1) Trilhos de Baco(1) Passeio(2) Redondo(2) Alpiarça(1) Fojo Zybex BTT(1) Riachos(1) WHO\'S BACK(2) Maratona(43) Veiros(2) BTT Clube Gavionense(1) Aguiar(2) Trilhos do Paúl(1) Ganhões(2) 2015(13) Unhais da Serra(3) Chança(2) Gavião(1) Portel(1) Ases do Pedal(6) Rossio ao Sul do Tejo(4) Raid XV Aniversário Ases do Pedal(1) Espanha(4) Abrantes(1) Alter do Chão(2) BTT Pinheiros(1) Penhas BTTeam(93) Salão Frio(1) Montemor-o-Novo(2) Whos Afraid(2) Castelo Branco(2) Guarda(1) 2 Horas(14) Oleiros(1) Merida Big Nine X0 Edition(19) Alegrete(2) Ourém(1) 5 cumes(1)

Scott Scale RC 900 2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

Apoios 2015
[Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015]

2012
[Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2013]

2011
[Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012]

Imprensa
[Terça-feira, 12 de Março de 2013]